Como conquistar seguidores nas mídias sociais em 2021 [Guia definitivo]

De acordo com os últimos relatórios, mais de 3,96 bilhões de pessoas usam atualmente as mídias sociais.

Se você pudesse fazer com que apenas uma pequena fração deles o seguisse, pense em quanto seu negócio poderia crescer! Como todos sabemos, porém, construir seguidores nas redes sociais não é exatamente fácil.

Felizmente, temos dicas que podem ajudar. Continue lendo para aprender tudo o que você precisa saber para atrair mais seguidores sociais em 2021.

1. Avalie o seu público

Se você quiser trazer mais seguidores para seus perfis sociais, comece observando seu público atual.

Ajuda a descobrir quem está te seguindo. Dessa forma, você pode criar conteúdo que irá ressoar com eles e com outras pessoas como eles.

Plataformas de mídia social como Instagram e Facebook facilitam o aprendizado do básico. Vá para suas análises e descubra a faixa etária, localização e sexo da maioria de seus seguidores. Lembre-se dessas informações ao criar postagens para o ano novo.

Outra forma de atrair mais seguidores como os que você já tem é perguntar ao seu público atual o que eles querem ver. Publique uma enquete nas redes sociais e descubra de quais tipos de postagem seu público mais gosta. Em seguida, trabalhe na criação de mais conteúdo como esse.

Por último, mas não menos importante, não se esqueça do quanto o compartilhamento social pode fazer seu blog crescer !

2. Postar consistentemente

Você terá dificuldade em ganhar seguidores (ou manter os que já tem) se não estiver postando nas redes sociais de forma consistente.

Como regra geral, é melhor postar uma vez por dia. Algumas plataformas também irão recompensá-lo com mais visibilidade se você postar com mais frequência do que isso.

Criar algo para postar todos os dias (ou várias vezes por dia) pode ser assustador. Aqui estão algumas dicas que o ajudarão a ser consistente sem se sentir esgotado:

  • Crie postagens em lotes (faça quatro ou cinco postagens de uma vez para ter algo preparado e pronto para uso)
  • Use ferramentas para automatizar suas postagens para que você não precise compartilhar manualmente o conteúdo todos os dias
  • Terceirize o design da postagem ou redação para outra pessoa de sua equipe para que você não tenha que fazer tudo sozinho
  • Aproveite o conteúdo existente para postar em suas contas de mídia social.

3. Transmita ao vivo regularmente

Vídeos ao vivo são uma ótima maneira de se conectar com seu público.

No Instagram, ir ao vivo automaticamente leva você ao primeiro lugar nos feeds de histórias do Instagram de seus seguidores. Isso aumenta a probabilidade de as pessoas clicarem no vídeo e participarem.

Ir ao vivo em outras plataformas como o Facebook também aumentará sua visibilidade e o ajudará a alcançar mais pessoas do que faria com outros tipos de conteúdo.

Não sabe sobre o que falar em seu vídeo ao vivo? Aqui estão algumas idéias para você começar:

  • Anuncie novos produtos ou serviços
  • Demonstre como usar seus produtos
  • Organize uma sessão de perguntas e respostas
  • Apresente membros de sua equipe
  • Entreviste um especialista do setor

4. Atualize e otimize sua biografia

Quando foi a última vez que você atualizou sua biografia em suas páginas de mídia social? Se já faz um tempo, ou se você não consegue se lembrar, provavelmente é hora de atualizá-lo.

Comece verificando se você está fornecendo detalhes suficientes sobre sua marca.

Não basta digitar o nome da empresa e encerrar o dia. Inclua também uma descrição da sua empresa, para que as pessoas saibam o que você faz e a quem serve.

Além de ser mais descritivo, certifique-se de otimizar sua biografia para pesquisas de palavras-chave.

Pense nos termos que as pessoas podem usar ao pesquisar empresas como a sua. Se você dirige um cabeleireiro, por exemplo, pode usar uma frase como “cabeleireiro em Denver” em sua biografia.

5. Convide clientes e clientes a segui-lo

Se você ainda não convidou seus clientes atuais ou clientes para segui-lo nas redes sociais, agora é o momento perfeito para fazê-lo. Coloque avisos em sua empresa e no site da empresa, convidando as pessoas a segui-lo.

Não tenha medo de pedir diretamente às pessoas que o sigam também.

Quando você estiver ligando para eles, diga quais plataformas você usa e convide-os a segui-los. Ao preparar um e-mail de confirmação para compras online, inclua também um convite e um link para seus perfis de mídia social.

6. Use novos recursos de mídia social

Instagram Reels, Twitter Fleets, Pinterest Stories – parece que há sempre um novo recurso de mídia social para descobrir e incluir em sua estratégia.

Pode ser difícil tentar controlar todos esses recursos. Quanto mais você os usa, no entanto, mais fácil é expandir seu público e aumentar o número de seguidores.

Quando um novo recurso é introduzido, há menos competição na plataforma. Quando há menos concorrência, é mais fácil para você se destacar e exibir suas postagens (e sua marca) para mais pessoas.

7. Seja inclusivo

Quando você torna suas postagens de mídia social mais inclusivas, pode alcançar mais pessoas e atrair um público maior.

Uma das melhores maneiras de ser mais inclusivo é tornar suas postagens acessíveis a pessoas com deficiência. Isso não apenas o ajuda a expor sua marca especificamente a pessoas com deficiência, mas também a atrair pessoas que apóiam essa comunidade.

Aqui estão algumas idéias que o ajudarão a aumentar a acessibilidade:

  • Adicione legendas aos seus vídeos para pessoas surdas ou com deficiência auditiva
  • Incluir descrições de imagens de cegos e leitores de tela
  • Coloque cada palavra em letras maiúsculas em uma hashtag para que os leitores de tela possam identificá-las

8. Use um plug-in de mídia social

Quando as pessoas que lêem seu blog compartilham essas postagens em suas plataformas de mídia social, você obtém exposição gratuita e provavelmente verá um aumento no número de seguidores.

Se você deseja que as pessoas compartilhem seu conteúdo, você precisa tornar mais fácil para elas fazerem isso. Uma das melhores maneiras de fazer isso é incluir botões de compartilhamento social em seu site e garantir que estejam visíveis.

Você não precisa ser um desenvolvedor web para configurar este recurso.

Plug-ins de mídia social como o Social Snap ajudam você a tornar seu conteúdo facilmente compartilhável. Você pode usá-lo para personalizar os botões de compartilhamento e personalizar a aparência do conteúdo depois de compartilhado.

9. Parceria com Microinfluenciadores

Microinfluenciadores são pessoas que têm algo entre 10.000 e 100.000 seguidores. O número de seguidores deles pode não ser tão grande quanto o de uma celebridade, mas isso pode realmente funcionar a favor da sua marca.

Microinfluenciadores tendem a ter níveis mais altos de engajamento do que pessoas que têm centenas de milhares ou até milhões de seguidores. Esse alto envolvimento significa que, quando um microinfluenciador compartilha seu conteúdo, é mais provável que o público dele dê uma olhada e, potencialmente, até mesmo compre.

Faça alguma pesquisa para encontrar microinfluenciadores cujas marcas pessoais se alinham com os valores de sua marca. Em seguida, entre em contato com eles e veja se eles estão interessados ​​em trabalhar com você.

10. Compartilhe conteúdo em várias plataformas

Lembre-se de que você não precisa criar um novo conteúdo para cada plataforma de mídia social. Para simplificar sua estratégia de mídia social, compartilhe conteúdo em várias plataformas sempre que puder.

Por exemplo, quando você tweetar, tire uma captura de tela do tweet e compartilhe no Instagram e no Facebook. Ao postar um vídeo no TikTok, compartilhe-o no Instagram e no Facebook também.

O compartilhamento em várias plataformas é uma boa prática de implementação. Lembre-se, porém, de que mais nem sempre é melhor.

Concentre-se nas plataformas que seu público-alvo provavelmente usará. Se você tem um público jovem, pode ser TikTok e Instagram. Se você tiver um público mais velho, inclua o Facebook nele.

É mais produtivo usar duas ou três plataformas de forma consistente do que seis ou sete de forma inconsistente.

11. Crie uma hashtag para sua marca

Você quer que mais pessoas postem sobre sua empresa? Em caso afirmativo, crie uma hashtag de marca.

Uma hashtag de marca deve incluir o nome da sua empresa ou ser relevante para ela de alguma forma. Por exemplo, a Coca Cola incentiva as pessoas a usarem a hashtag #ShareACoke.

Ao convidar seus seguidores a usar uma hashtag de marca, você pode criar um senso de comunidade em torno de sua marca e ajudar as pessoas a se sentirem parte de um clube exclusivo.

Postagens que apresentam sua hashtag de marca também atuam como conteúdo gerado pelo usuário.

Se alguém vir uma postagem que inclui sua hashtag, poderá clicar nessa hashtag e voltar ao perfil da sua empresa. Então, eles podem aprender mais sobre o que você oferece e, potencialmente, se tornar um cliente.

12. Faça seus próprios memes

Todo mundo adora memes, e eles foram extremamente úteis em 2020 (estamos todos dando risadas onde quer que possamos encontrá-los, certo?)

As coisas estão melhorando para 2021, mas a necessidade de humor ainda está aqui. Memes são uma ótima maneira de arrancar o riso de seu público e mostrar a eles que você não se leva muito a sério.

Use um gerador de memes para criar memes que se alinham com sua marca e ressoam com seus seguidores. Você também pode fazer seus próprios memes usando imagens ou GIFs de programas de TV ou filmes que seu público está assistindo.  

13. Envolva-se com seu público

Quando alguém comenta em suas postagens de mídia social, responda em tempo hábil. Responda se eles estão fazendo uma pergunta, dizendo que adoraram o que você compartilhou ou mesmo apenas deixando um emoji.

Quando você se envolve com seu público, pode aumentar sua visibilidade e ajudá-lo a obter mais exposição. Isso também pode encorajar outros usuários de mídia social a segui-lo.

Se as pessoas virem que você é um usuário de mídia social engajado e que se conecta com seus seguidores regularmente, elas ficarão mais inclinadas a acompanhar por si mesmas.

14. Siga outras pessoas e se envolva com suas postagens

Certifique-se de seguir outras pessoas e se envolver com suas postagens também.

A mídia social é uma rua de mão dupla. Se você está sempre postando e nunca curtindo, comentando ou seguindo, terá mais dificuldade em fazer com que as pessoas o sigam e se envolvam com você.

Certifique-se de seguir contas relevantes para sua marca. Eles podem ser concorrentes diretos seus ou podem vender produtos ou serviços semelhantes aos que você oferece.

Por exemplo, se você dirige uma empresa de suplementos, convém seguir outras empresas de suplementos, bem como atletas, treinadores pessoais ou influenciadores de fitness cujos produtos e serviços se alinham com os seus.

Seguir outras pessoas ajuda você a ser notado. Assim que as pessoas perceberem seu perfil, é mais provável que elas o sigam de volta.

Envolver-se de maneira cuidadosa nas postagens de outras pessoas também aumenta a probabilidade de elas quererem seguir e se conectar com você. Quando os seguidores deles vêem você comentando, isso também pode despertar o interesse deles em sua marca e incentivá-los a lhe dar um seguimento também.

15. Ofertas de anfitrião

Finalmente, você não pode dar errado com uma boa oferta de mídia social à moda antiga. Brindes são sempre ótimos para atrair novas pessoas para o seu perfil e fazer com que elas se interessem pelo que você tem a oferecer.

Existem muitas maneiras diferentes de fazer as pessoas participarem de seu sorteio. Por exemplo, eles podem obter uma entrada para seguir você, compartilhar sua postagem, deixar um comentário, etc. Todas essas ações impulsionam seu conteúdo e o expõem a mais pessoas.

Mesmo que algumas das pessoas que seguem você estejam apenas seguindo por uma chance de ganhar um prêmio (essa é uma crítica comum aos brindes nas redes sociais), elas ainda estão aumentando sua exposição. Isso, por sua vez, o ajudará a ganhar mais seguidores com o tempo.

Obtenha mais seguidores sociais em 2021

Há muitas coisas que você pode fazer para atrair mais seguidores sociais em 2021. Lembre-se das dicas listadas acima para que possa aumentar o número de seguidores, aumentar o engajamento e construir seu negócio.

Não se esqueça de verificar o Social Snap também. Este plug-in tornará mais fácil para seus seguidores compartilhar seu conteúdo nas redes sociais, controlar a aparência de suas postagens em uma variedade de plataformas e muito mais.

  • Save

Tags: | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

334 views 7 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap